As estatísticas variam, mas, em geral, afirma-se que menos de 10% dos plásticos produzidos no mundo são reciclados. No Brasil, o cenário é ainda mais preocupante: somente 1,3% do material passa por esse processo, segundo pesquisa da ONG americana Center for Climate Integrity, divulgada no Jornal da USP em 2024. Para o doutor em Educação e Sustentabilidade e coordenador pedagógico do Movimento Circular, Edson Grandisoli, os dados chamam a atenção para a urgência na busca de soluções reais que envolvam mudanças estruturais nos sistemas de produção, consumo e descarte e de comportamento da população.
A gravidade do problema se intensifica diante do volume crescente de plástico produzido globalmente. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a sociedade produz cerca de 460 milhões de toneladas por ano, e esse número pode triplicar até 2060 se nenhuma mudança for adotada. Os efeitos desse excesso já são visíveis, como a poluição plástica marinha, que aumentou dez vezes desde 1980 e afeta ao menos 267 espécies animais, segundo a própria ONU.
Diante desse cenário, o professor Edson aponta a economia circular como um dos caminhos mais promissores para a mudança. O modelo propõe transformações sistêmicas na cadeia de produção, consumo e descarte, com o objetivo de reduzir desperdícios, produzir menos resíduos plásticos e estimular a reutilização e reciclagem desse material.
“Devemos olhar cada vez mais para a questão do uso abusivo e descarte incorreto do plástico pelas lentes da economia circular. A partir dela, temos a oportunidade de criar uma nova cultura, baseada no uso racional, no descarte correto e na regeneração dos ambientes já negativamente impactados. O plástico é um material versátil, importante e presente até onde nem imaginamos. Precisamos repensar nosso relacionamento com esse material, em especial os de uso único, e inovar no que se refere ao design, gestão de resíduos e criação de novos materiais”, comenta.
Em vista disso, o Movimento Circular promove uma programação especial com entrevistas, debates e conteúdos voltados à busca por soluções concretas para os desafios da poluição plástica. A iniciativa integra a agenda do Junho Circular e tem como inspiração o tema proposto pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2025 - “Combate à Poluição Plástica”.
Programação
A programação começa no dia 5 de junho, 10h, quando será lançado o artigo “Economia Circular e Limites Planetários”, de Edson Grandisoli, que convida à reflexão sobre as múltiplas crises socioambientais atuais e mostra como a economia circular, inspirada pela natureza, pode ser uma resposta regenerativa e inclusiva.
No dia 11, às 16h, o Circular Talks Parceiros reunirá especialistas da América Latina, entre eles Verónica Ramos, diretora executiva da Ecoplas (Argentina) e referência no setor de plásticos sustentáveis; Juan Bautista Fernández, fundador da Nueco, consultoria argentina focada em modelos de negócios circulares; e Daniela Hernández Álvarez, cofundadora e diretora da Earth & Life University (México), reconhecida pela formação de agentes de mudança em sustentabilidade e inovação. O encontro apresentará iniciativas de economia circular, alinhadas ao tema da ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente. A transmissão será aberta ao público pelo canal do Movimento Circular no YouTube.
Já no dia 25, às 14h, o Circular Talks Embaixadores discutirá a crise ambiental, os impactos da poluição plástica e soluções baseadas na economia circular, em preparação para a COP30. Participam o professor Christian Ullmann, especialista em design estratégico; o professor Flávio Ribeiro, consultor em Economia Circular e Regulação Ambiental; e a professora Isabela Bonatto, doutora em Engenharia Ambiental. A mediação será feita pela jornalista Ismaela Silva. O evento também terá transmissão aberta pelo YouTube do Movimento Circular.
Serviço – Programação Junho Circular
Lançamento do artigo “Economia Circular e Limites Planetários”
Data: 5 de junho
Horário: 10h
Circular Talks Parceiros – Experiências circulares da América Latina
Data: 11 de junho
Horário: 16h (Brasil e Argentina) e 13h (México)
Transmissão aberta pelo canal do Movimento Circular no YouTube
Circular Talks Embaixadores – Policrise e a pegada ambiental
Data: 25 de junho
Horário: 14h
Transmissão aberta pelo canal do Movimento Circular no YouTube
Sobre Edson Grandisoli
Embaixador e coordenador pedagógico do Movimento Circular, Mestre em Ecologia, Doutor em Educação e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutor pelo Programa Cidades Globais (IEA-USP) e especialista em Economia Circular pela UNSCC da ONU. É também coidealizador do Movimento Escolas pelo Clima, pesquisador na área de Educação e editor adjunto da Revista Ambiente & Sociedade.
Sobre o Movimento Circular
Criado em 2020, o Movimento Circular promove a transição do modelo linear para o circular por meio de educação, cultura, inovação e inclusão. A iniciativa, que conta com a parceria pioneira da Dow, já impactou mais de 5 milhões de pessoas.
Site: https://movimentocircular.io/
Instagram: @_movimentocircular
LinkedIn: company/movimento-circular/
Documento inédito foi construído de forma colaborativa e estabelece 71 ações organizadas em cinco eixos estratégicos