Alguns dos principais nomes da Segurança Psicológica no Brasil e no mundo, como Peter Cauwelier, PhD em Aprendizagem e Inovação de Times de Alta Performance, e Alexandre Pellaes, pesquisador, professor e palestrante especializado em novos modelos de trabalho, estarão reunidos nos dias 13 e 14 de outubro, em São Paulo, para o 3º Summit Internacional de Segurança Psicológica, organizado pelo Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP).
Com o tema “O futuro é humano”, o encontro vai discutir tendências em liderança, trabalho em equipe e cultura organizacional. O evento será realizado no Auditório Moise Safra e no Salão Chella. Ingressos já podem ser adquiridos neste link.
De acordo com Patricia Ansarah, precursora do tema Segurança Psicológica no Brasil, CEO do IISP e coordenadora do evento, o encontro reforça a segurança psicológica como essencial para que profissionais enfrentem desafios com confiança, sem medo de errar ou questionar e enfatiza que a programação contará com especialistas para reforçar que o futuro só será sustentável se for humano.
“Em um mundo hiperconectado, o diferencial das organizações vai além da tecnologia, está na qualidade das relações. E relações saudáveis só existem onde há segurança psicológica”, destaca. “O Summit é um evento com o pé na realidade. Os participantes vão sair com ferramentas concretas, reflexões potentes e referências validadas para aplicar no dia a dia”, complementa.
Programação
Nos dois dias, a programação combina painéis executivos, palestras, talks interativos e cases reais de empresas e instituições que já colocam a segurança psicológica no centro de suas práticas. No dia 13, após a abertura, o público acompanha o Talk eXPerience de Claudio Thebas, seguido do painel executivo “Deep governance: aprendizado, coragem e exemplo”, mediado por Vania Bueno e com a participação de Regina Magalhães e Ricardo Oréfice. A manhã ainda traz a palestra “Confiança e respeito: a alquimia das relações” com Mariana Clark e Denis Garcia, e a apresentação de Fátima Macedo sobre “O impacto da sobrecarga na produtividade”.
À tarde, a médica Dra. Yara Leal Girasole conduz a palestra “O custo do silêncio”, enquanto Larissa Risk apresenta o talk “Assédio sem tabu: aconteceu comigo, acontece aqui”. A programação segue com o case “Fatores Humanos e Alta Performance” de Cristiane Lage, e o painel “Todo dia é dia de treino: lições do esporte e da alta performance”, mediado por Renata Meneghelo e com Roberta Alvarez, Nuno Saramago, Guto Antunes e Marina Bidoia. A executiva Simone Carrasqueira traz o case Petrobras, antecedendo os keynotes internacionais de Neil Pretty, com “The Authenticity Gap: What’s Missing in Our Conversations”, e de Alexandre Pellaes, que encerra o dia com “Futuro e significado do trabalho”.
No dia 14, as atividades começam com o Talk eXperience “Hackeando o sistema: reprogramando conversas na era dos algoritmos”, de Tipiti Barros, seguido do painel executivo “Coragem para liderar o novo: do medo à inovação”, mediado por Alexandre Martins com Juliana Sztrajtman, Elizabete Leite Scheibmayr e Cláudio Hanaoka. O convidado internacional Tom Geraghty apresenta a mensagem “It’s all about reaction”, enquanto André Lupo media o talk “Ops, errei!” com Tokie Esaka, Aníbal Viegas e Daniela Santos. Na sequência, o Hospital Israelita Albert Einstein compartilha um case real, seguido da palestra “Aprendizagem multidimensional: conexões invisíveis ao algoritmo”, com Clara Cecchini.
A programação se encerra com uma série de painéis e keynotes de peso: o painel “High-Tech, High-Touch: quando cuidar das pessoas é a verdadeira inovação”, mediado por Aline Penha e com participação da Dra. Lilian Carvalho, a palestra de Michelle Schneider sobre “A liderança do futuro”, o case Embracon com Elaine Lima e o keynote internacional de Peter Cauwelier, “Change our questions…”. Para fechar, a facilitação poética de Fátima Affonso amarra os dois dias de conteúdo, enquanto o networking nos intervalos garante a troca de experiências e a formação de novas conexões.
Sobre Patricia Ansarah
Precursora do conceito de segurança psicológica no Brasil, a psicóloga organizacional Patricia Ansarah - com mais de 20 anos atuando em RH e como executiva de grandes empresas - criou o instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP), a primeira entidade voltada exclusivamente ao tema em território nacional, para endossar o pioneirismo e dar visibilidade ao tema no Brasil e levar soluções integradas por meio da segurança psicológica para o desenvolvimento de times e organizações.
Sobre o Instituto Internacional em Segurança Psicológica
O Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) é uma organização lançada com o
propósito de apoiar empresas corajosas a liderar a transformação do jeito de fazer negócios, preparando a liderança para uma gestão mais consciente e humana, por meio da Segurança Psicológica.
Precursora deste conceito aqui no País, a psicóloga organizacional Patrícia Ansarah - com mais de 25 anos atuando em RH e como executiva de grandes empresas - criou o instituto para endossar o pioneirismo e dar visibilidade ao tema no Brasil e levar soluções integradas por meio da segurança psicológica para o desenvolvimento de times e organizações.
Principal evento da América Latina sobre o tema acontece nos dias 13 e 14 de outubro, em São Paulo, com a participação de especialistas nacionais e internacionais
Por Patricia Ansarah*